Mais, sobre o que faz uma equipe de Cerimonial!
Muitas clientes me perguntam o que é que um cerimonial infantil faz. Pode ser chamado de assessoria, de organização mas o fato é que ter alguém de sua confiança organizando para você a sua festa tão sonhada é importante.
Quando não há um cerimonial, as coisas podem dar certo, claro, mas você vai ter que contar com a sorte, com a ajuda de alguma amiga, ou estar num bufê/ residência de festa em que alguém ficou responsável pelo seu evento.
Hoje que as festas infantis viraram um acontecimento envolvendo inúmeros profissionais, alguém tem que coordenar todas as equipes e esse alguém é a cerimonialista.
Abaixo o texto da Vera Simões, uma profissional excelente que escreveu o livro: CASAR – Do planejamento à celebração em grande estilo, quando ela explica o que um organizador pode fazer por você e sua família, fiz algumas adaptações para festas infantis:
- Reduzir o nível de estresse no período em que algumas mães estão amamentando ou até mesmo realizando a sua primeira festa;
- Ajudá-los a definir um orçamento realista;
- Dentro do seu orçamento, apresentar-lhes as melhores opções de locais para a festa, floristas, fotógrafos, animações, bufê, doces personalizados, comunicação visual (personalizados), esculturas de balões e etc;
- Conseguir o melhor preço, pois organizadores são os melhores clientes de cada fornecedor da festa do seu filho;
- Coordenar a atuação de cada fornecedor envolvido.
- Orientá-los na assinatura dos contratos com os fornecedores.
- Aconselhá-los em caso de dúvida.
- Agir como seu porta-voz, garantindo que seus desejos sejam compreendidos pelos fornecedores.
- Coordenar todas as atividades no dia da festa.
- Resolver as emergências e os imprevistos.
- Garantir que no dia tudo aconteça no momento exato.
Além destes, na minha opinião as funções da cerimonialista infantil são muitas e dependem de cada cliente, de cada situação.
Somos facilitadores, integradores de serviços, anjos-da-guarda, psicólogos e ouvido amigo também.
É preciso ter experiência de vida para lidar com tantas emoções e situações complexas. A gente lida com pessoas, com famílias, suas expectativas e sonhos mas também com seus enredos e dramas.
É preciso ter frescor para não se congelar, para estar sempre aprendendo e saber que nunca se sabe tudo.
É uma delícia o nosso trabalho, mas não é fácil.
Não me imagino trabalhando com outra coisa que não eventos, mas quando alguém me diz: Você trabalha com festas? Que ótimo!!!!
Eu penso assim: Mal sabe que eu fico de pé 18 horas por festa!!!!!
E por outro lado: Nada melhor que o abraço gostoso que eu ganho das mães e de meus pequenos clientinhos no fim da festa.